Santiago Verdi quer fazer história

Seleção Sub-18

Seleção joga com o Brasil, esta segunda-feira, a passagem à final

A Seleção Nacional Sub-18 regressou, este sábado, à preparação no Catar, depois do triunfo nos quartos-de-final do Mundial Sub-17.

O dia da Equipa das Quinas ficou marcado pela recuperação em ginásio, apontando todas as baterias para o encontro da meia-final, agendado para segunda-feira, às 16h00 lusas, diante da congénere do Brasil. Em caso de vitória nacional, os comandados de Bino Maçães disputam o título mundial diante do vencedor do Áustria x Itália, com o encontro final calendarizado para o próximo dia 27 de novembro, às 19h00 locais, mais três horas que em Portugal Continental, no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.

Ao chegar a esta fase da competição, Portugal repete, assim, o feito de 1989, ainda com a designação de sub-16 e com Bino como jogador, a seleção nacional que contava com nomes como Luís Figo, Emílio Peixe ou Abel Xavier, alcançou a sua melhor prestação, ao terminar no terceiro lugar.

O Treinador Nacional conta com todos os 21 convocados disponíveis para o embate frente aos canarinhos.

Em declarações ao Canal 11, o internacional Santiago Verdi começou por analisar o triunfo diante dos helvéticos: "fizemos aquilo que nos competia, o nosso trabalho, acho que conseguimos assimilar muito as ideias do Mister, mesmo com pouco tempo de trabalho entre jogos. Conseguimos fazer tudo aquilo que ele pediu e anular uma seleção que ainda não tinha perdido até agora“.

“Pela equipa que somos e como temos trabalhado, conseguimos anular (a Suíça) e é mais uma vitória”, completou.

Relativamente ao próximo adversário, o médio português afirma que “ainda não conseguimos ver muito daquilo que é o Brasil, estamos agora focados na nossa recuperação. O nosso objetivo será sempre igual, a vitória“.

Verdi não esquece um aspeto fundamental: “nós temos muita atenção naquilo que é principalmente o sono e a alimentação, são das coisas mais importantes. Os nossos preparadores físicos dão-nos essa importância e essa atenção naquilo que é a hidratação, alimentação e sono, sendo algo que temos de estar sempre a 100%. Se quisermos ganhar os jogos e estarmos bem fisicamente é algo que nunca podemos falhar”.

Questionado sobre se o objetivo passava por fazer história e chegar pela primeira vez a uma final do Mundial, Santiago não esconde o sentimento: “claro, isso sempre.  É o que temos na mente, é a razão pela qual estamos aqui e trabalhamos todos os dias”.

Eis a lista de convocados para o Mundial Sub-17:

Guarda-redes: Alex Tverdohlebov (Sporting CP), Romário Cunha (SC Braga) e David Rodrigues (SC Braga)
Defesas: Daniel Banjaqui (SL Benfica), Gabriel Dbouk (SC Braga), Yoan Pereira (FC Porto), José Neto (SL Benfica), Martim Chelmik (FC Porto), Ricardo Neto (SL Benfica) e Mauro Furtado (SL Benfica).
Médios: Santiago Verdi (Vitória SC), Rafael Quintas (SL Benfica), Zeega (Vitória SC), Tomás Soares (SL Benfica), Bernardo Lima (FC Porto) e Miguel Figueiredo (SL Benfica)
Avançados: João Aragão (SC Braga), Duarte Cunha (FC Porto), Stevan Manuel (SL Benfica), Mateus Mide (FC Porto) e Anísio Cabral (SL Benfica)

Meia-Final:

24 de novembro | segunda-feira (hora portuguesa)

13h30: Áustria x Itália 
16h00: Portugal x Brasil

Final: 27 de novembro - quinta-feira

Galeria dos campeões:

1985: Nigéria
1987: União Soviética
1989: Arábia Saudita
1991: Gana
1993: Nigéria
1995: Gana
1997: Brasil
1999: Brasil
2001: França
2003: Brasil
2005: México
2007: Nigéria
2009: Suíça
2011: México
2013: Nigéria
2015: Nigéria
2017: Inglaterra
2019: Brasil
2023: Alemanha

A Nigéria é o país mais títulado, com cinco títulos, seguindo-se a seleção brasileira, com quatro conquistas.


;
;
22 de Novembro 2025
Foto

FPF

Notícias