Ana Catarina Pereira: "É o adversário mais difícil da fase de grupos"

Futsal Fem. - Seleção A

Guarda-redes da Seleção Nacional A analisa o Japão, na véspera da segunda ronda do Grupo C no Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Guardiã da ambição de Portugal nesta primeira edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, a decorrer nas Filipinas, Ana Catarina Pereira garante que a Seleção Nacional A está avisada para a qualidade do Japão, desafio a superar na segunda ronda do Grupo C, com pontapé de saída marcado para as 07h30 de amanhã (hora de Portugal continental). "É o adversário mais difícil da fase de grupos", avisou, esta terça-feira.

"Já conversei com as minhas colegas no sentido de avisar que as adversárias vão jogar em casa. Pelo que vimos do público delas, contra a Nova Zelândia, connosco até poderão ter mais gente e esse poderá ser, também, um fator a favor delas", antecipou Ana Catarina Pereira, familiarizada com as virtudes nipónicas. "Intensidade" e "organização" são predicados sublinhados. "Têm também algumas semelhanças connosco, a nível de jogo e de esquemas táticos, o que nos poderá ajudar. Obviamente, vai ser o jogo mais difícil, mas, mais do que isso, há que encarar como algo que nos dará acesso aos quartos-de-final do Mundial", sintetizou.

Da facilidade com que Portugal ultrapassou a Tanzânia, na estreia neste primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal não restam vestígios a não ser do marco que esse momento representou para a modalidade e as protagonistas. "Já não me lembro de estar assim tão nervosa para um jogo", contou a melhor guarda-redes do Mundo, que se emocionou quando soou "A Portuguesa" no PhilSports Arena, em Pasig (Manila): "Deixei-me levar um bocadinho pela emoção de entrar em campo e ouvir o hino nacional. Foi extremamente emotivo, mexeu bastante comigo, porque foi uma luta de 15 anos de todas nós para que este momento pudesse chegar. Finalmente, chegou, desfrutei ao máximo daquele momento e não só. Tudo aquilo que temos vivido aqui tem sido muito especial para mim".

O regresso à quadra do PhilSports Arena será mais sereno, agora que o primeiro impacto passou. "Às vezes, nem é tanto a ansiedade do próprio jogo", explicou: "Vinha a conversar com o mister e a dizer-lhe que não gosto muito de ir para os jogos no sentido do desconhecido. Tudo o que estamos a viver aqui é novo para todas nós, desde a entrada em campo, as rotinas, o tempo sempre contado; estarmos a jogar e tocar música [nos golos]; marcamos golo e ficamos um minuto à espera para que seja revisto o lance ou passe nos écrans gigantes... tudo isto é novidade, mas esse primeiro jogo serviu para experimentarmos esse tipo de sensações e habituarmo-nos a elas".

O que sobra da experiência é a ambição de colocar já Portugal nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal: "Sem dúvida alguma, é para fechar o apuramento contra o Japão, garantir o primeiro lugar, obviamente, e espero que seja com uma boa vitória e um jogo bem jogado, da nossa parte".

MEDIA GUIDE

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal; consulte o  MEDIA GUIDE para mais informações:

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

Não está inscrita.

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**

25 de novembro
16h00 – Treino (Tuloy - Don Bosco)

26 de novembro
15h30 – Jogo Portugal-Japão (07h30 em Portugal continental)

27 de novembro
11h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)
17h30 – Treino complementar (ginásio)

28 de novembro
15h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

29 de novembro
14h30 – Nova Zelândia-Portugal (06h30 em Portugal continental)

30 de novembro
11h00 – Treino complementar (ginásio)
16h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.


;

Notícias