Capitã da Seleção Nacional A bisou e foi Player of the Match na vitória de Portugal sobre o Japão, no Mundial. Distinção foi dedicada à Mãe
Portugal venceu, esta quarta-feira, o Japão, por 3-1, com dois golos de Ana Azevedo e um de Kaká, na segunda ronda do Grupo C do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, a decorrer nas Filipinas. Ana Azevedo, do GCR Nun'Álvares, capitã de equipa da Seleção Nacional A, foi distinguida pela FIFA com o troféu Player of the Match. Com este triunfo, a Equipa das Quinas assegurou o primeiro lugar do agrupamento e a qualificação para os quartos de final da competição. A equipa orientada por Luís Conceição lidera o Grupo C com seis pontos, depois de, no jogo de estreia, ter vencido a Tanzânia (10-0). A Tanzânia, que derrotou a Nova Zelândia por 4-2, soma três pontos tal como o Japão. Em último está a Nova Zelândia com zero.
Ana Azevedo, capitã da Seleção Nacional A feminina de futsal, Player of the Match, em discurso direto:
"[dois golos] O mais importante foi a equipa ter ganho. Não importa quem marca. Importa, sim, é termos conseguido o primeiro objetivo, que era passarmos aos 'quartos'. Quero muito dedicar este prémio à minha Mãe, por hoje ser um dia especial. Ela está-me a ver na ala de Oncologia do Hospital de Viana do Castelo. Quero muito dedicar-lhe esta vitória: ela é uma guerreira e todas nós somos guerreiras, como as nossas mães. Para ela, um beijinho muito grande. Falando do jogo, acima de tudo, o mais importante foi que estivemos sempre por cima. Na segunda parte, talvez tenhamos pecado muito na finalização, e depois sofremos um bocadinho, com o golo do Japão. Mas, a equipa soube reagir, e isso é muito importante. Estes momentos de jogo fazem-nos crescer e conseguimos manter a nossa postura, apesar de termos sofrido a tão poucos segundos do final e de termos o Japão sempre a tentar, isso faz crescer a equipa."
"[apuramento] Quanto mais cedo pudemos fazer as coisas, melhor, mas, o mais importante, como tenho dito, é trabalharmos nós a nossa identidade, o que somos nós, Portugal, sem estarmos a olhar já para o adversário. É trabalharmos o que temos de melhor para tentar melhorar o que, hoje, fizemos menos bem, sobretudo, a finalização. Agora, temos um terceiro jogo para realizar e vamos querer ganhar, vamos disputá-lo até ao último segundo. É isso que nós somos. Vamos esperar o adversário [dos quartos-de-final] e, seja quem for, vamos manter a nossa identidade."
Inês Matos, internacional portuguesa, em discurso direto:
"Sabíamos que ia ser um jogo extremamente complicado. Preparámo-nos, ao longo do estágio, para este jogo. Sabíamos que o Japão era um adversário difícil e tínhamos as nossas. O jogo nem sempre girou a nosso favor, mas, nos momentos decisivos, fomos capazes de sofrer, de usar as nossas armas, e fomos mais felizes. [Japão] É uma equipa que consegue jogar tanto em 3x1 como em 4x0, consoante o que a equipa técnica e o jogo vão pedindo, mas fizemos uma primeira parte, realmente, muito competente, com uma variabilidade técnica e tática que o jogo permitia e disputámos muito bem os duelos individuais.[desempenho individual dá equilíbrio à equipa] Sinto-me bem. Se cada uma de nós reconhecer o seu papel dentro de campo, ajuda muito mais o coletivo, torna a equipa muito mais coesa e desbloqueia muito mais o jogo. Estou contente com o meu papel e faço-o com orgulho e [espírito de] sacrifício."
Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal; consulte o MEDIA GUIDE para mais informações:
Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)
* Não está inscrita.
Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**
26 de novembro
15h30 – Jogo Portugal-Japão (07h30 em Portugal continental)
27 de novembro
11h00 – Treino (Ynares Coliseum Antipolo)
17h30 – Treino complementar (ginásio)
28 de novembro
15h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
29 de novembro
14h30 – Nova Zelândia-Portugal (06h30 em Portugal continental)
30 de novembro
11h00 – Treino complementar (ginásio)
16h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)
**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.