Luís Conceição: "Tem de se dar tudo"

Futsal Fem. - Seleção A

Portugal defronta Itália, nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, nas Filipinas

A Seleção Nacional A Feminina de Futsal está a postos para "dar tudo" frente a Itália, no "jogo decisivo" dos quartos-de-final da primeira edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, assegurou, esta segunda-feira, Luís Conceição, selecionador nacional, em declarações aos media portugueses presentes em Pasig (Manila, Filipinas). Vencedor do Grupo C, com o pleno de nove pontos, 23 golos marcados e um sofrido, Portugal regressa à quadra do PhilSports Arena, amanhã - 10h00 no fuso horário de Lisboa -, para defrontar a representação transalpina, segunda no Grupo D, com seis pontos, 21 golos marcados e sete sofridos. O jogo terá transmissão direta na RTP 2, em diferido no Canal 11, e pode também ser seguido online, em FIFA+.

Luís Conceição assumiu que este é o "jogo decisivo": "Nestas competições, costumamos dizer que o jogo dos quartos-de-final é quase como a linha que separa o sucesso do insucesso. É o jogo decisivo. Decide-se se vamos para casa ou se continuamos até ao último dia, é assim que o encaramos. Vai ser o jogo mais difícil para nós, nesta fase, sem dúvida, para já, e temos de o encarar assim como é: se queremos ir até ao fim, temos de ganhar".

Terceira na lista dos adversários que Portugal venceu na Ronda de Elite de apuramento para o Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, em março, esta equipa é conhecida da Seleção Nacional. "No físico e na qualidade individual é onde estará o maior perigo para nós", sintetizou Luís Conceição, na análise a um coletivo recheado de "experiência", com "muitos anos de seleção" e de "campeonato italiano, que é dos mais fortes da Europa": "A grande maioria delas é extremamente experiente; estão habituadas a jogos competitivos, em contexto de clube e de seleção". Portugal está preparado para "aproveitar" as características das adversárias e delas "tirar benefício", num desafio cuja natureza se sobrepõe a todos os argumentos que sustentam a ambição das protagonistas. "Elas, sabendo que será das últimas oportunidades - pelo menos, num Mundial; o próximo Europeu está mais próximo -, vão querer dar tudo", assentiu, quando confrontado com o que está em jogo para as mais experientes do lado italiano: "Também não esperamos o contrário delas e elas, de certeza, também não esperam outra coisas de nós, porque isto é mesmo assim: é a eliminar, é um jogo, tem de se dar tudo, tem de se jogar no limite. Elas vão fazê-lo e nós também".

Esta fase a eliminar do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal encerra um desafio em termos de recuperação, com o calendário do sucesso a impor três jogos em seis dias. Também por isso, importa simplificar a partida com Itália, admitiu Luís Conceição. "Temos de ir sentindo o jogo, o caminho que vai tomando, e ir gerindo. O resultado e a forma como o jogo está a decorrer é o que vai ser determinante para fazermos essa gestão": "Sabemos que quem calha nos grupos C e D, no início, tem mais tempo de recuperação; quando a competição passa para a fase a eliminar, começamos a ter menos tempo, isso já se sabe. É o sorteio, calhou-nos a nós, é mesmo assim. Esta gestão vai ser extremamente importante. Ganhando, de terça a domingo, em seis dias, vamos ter três jogos e a recuperação vai ser essencial".

O Selecionador Nacional e Inês Matos fizeram, esta manhã, a antevisão do encontro dos quartos-de-final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal. O ensaio geral para o encontro terá lugar esta tarde, na quadra do Ninoy Aquino, o recinto que tem acolhido grande parte da preparação portuguesa no torneio.

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal; consulte o  MEDIA GUIDE para mais informações:

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

Não está inscrita.

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**

1 de dezembro
18h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

2 de dezembro
18h00 – Portugal-Itália (PhilSports Arena) 10h00 em Portugal continental

**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.


;

Notícias