Inês Matos: "Apostamos no trabalho consistente"

Futsal Fem. - Seleção A

Portugal a postos para defrontar Itália, nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo de Futsal Feminino, nas Filipinas

A Seleção Nacional A Feminina de Futsal defronta, amanhã, Itália, nos quartos-de-final da primeira edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, com a convicção de que o "trabalho consistente", a "coragem" e a "união" que conduziram a equipa orientada por Luís Conceição até este primeiro jogo da fase a eliminar no torneio histórico a decorrer em Pasig (Manila, Filipinas) serão a chave para continuar o caminho. A garantia foi dada por Inês Matos, 26 anos, fixo do SL Benfica, em declarações aos media. O pontapé de saída está marcado para as 10h00, no fuso horário de Lisboa, com transmissão em direto na RTP 2, em diferido no Canal 11 e online em FIFA+.
Inês Matos acredita que a capacidade coletiva de Portugal fará a diferença, neste encontro decisivo com um adversário que as portuguesas conhecem bem, designadamente, do apuramento para o Mundial que acolhe o reencontro: "A Itália é um adversário muito difícil, sabemos bem das características delas, mas temos vindo, cada vez mais, a vincar a nossa identidade coletiva, a nossa coragem, união, e o trabalho consistente tenho a certeza de que nos vai levar a um jogo muito positivo". 
"Fisicamente, estamos preparadas", assegurou Inês Matos, quando confrontada com a robustez que as transalpinas imprimem ao jogo: "Sabemos que é uma equipa que aposta muito no físico, pela qualidade e características das suas jogadoras, mas o trabalho consistente leva a grandes frutos, principalmente, no desporto coletivo, e é nisso que nós também vamos apostar".
Portugal venceu o Grupo C, com o pleno de vitórias e a liderança, 23 golos marcados e um sofrido. "Durante a fase de grupos, estabelecemos prioridades, objectivos; conseguimos cumpri-los; conseguimos cumprir com aquilo que se pedia", comentou Inês Matos. "É passo a passo" que se percorre o caminho de olhos no título, sublinhou: "Agora, estamos só focadas no jogo contra Itália, em dar o nosso melhor e sair de lá vitoriosas".
Inês Matos tem no currículo um título mundial feminino de futsal universitário. "São experiências completamente diferentes. Também atingimos um ponto de maturidade diferente", comentou, feliz pela comunidade que representa: "Na verdade, este é o grande evento que todo o futsal feminino tanto queria. Tanta gente lutou, tanta gente que não está aqui, hoje; na verdade, somos umas sortudas e privilegiadas por dar a cara por tanta gente. Está a ser uma experiência única. A equipa está a aproveitar muito bem o momento e está focada no que realmente importa, que é o trabalho e o objetivo final".

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal; consulte o  MEDIA GUIDE para mais informações:

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

Não está inscrita.

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**

1 de dezembro
18h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

2 de dezembro
18h00 – Portugal-Itália (PhilSports Arena) 10h00 em Portugal continental

**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.


;

Notícias