Vitória diante da Itália, por 7-2, nos quartos de final do Mundial das Filipinas
A Seleção Nacional A Feminina de Futsal está nas quatro melhores do Mundo. A Equipa das Quinas venceu a Itália, por 7-2, esta terça-feira, em jogo dos quartos-de-final do Campeonato do Mundo, que se realiza nas Filipinas. Portugal vai procurar o acesso à final do primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, na sexta-feira, diante da Argentina, jogo marcado para as 10 horas de Portugal continental. Lídia Moreira, com três golos, foi distinguida pela FIFA como Player of the Match. Janice Silva bisou e Ana Azevedo fez duas assistências decisivas, no arranque de um jogo em que a equipa orientada por Luís Conceição esteve sempre em vantagem e dominou de forma categórica no segundo tempo.

Itália tentou impor o jogo físico desde o primeiro minuto, sem surpresa e sem sucesso, apesar da pressão de Brenda Bettioli, que Ana Catarina Pereira controlou e Ana Azevedo rapidamente virou a favor de Portugal, com um cartão amarelo a Renata Adamatti a ilustrar a imunidade à tensão que viria a temperar o jogo. A capitã da Seleção Nacional A foi mais longe e rapidamente viria a abrir caminho à vantagem, depois de Carolina Pedreira servir o remate forte de Kika (2') e de Berti ver a guardiã portuguesa frustrar-lhe o remate (2'), com a recarga a voar para fora da quadra.
Foi aos 6' que Ana Azevedo simplificou o encontro, rápida a pensar e a executar com o um passe para Carolina Pedreira fazer o 1-0. O 2-0 chegou no mesmo minuto, com a sagacidade da capitã de novo em evidência, ao interceptar um alívio da guarda-redes e a oferecer a bola ao toque de calcanhar com que Lídia Moreira fez a bola passar sob Sestari.

A reação transalpina encontrou Portugal preparado, com Inês Matos a crescer num par de boas intervenções (9'), e foi de penálti que reduziu, aos 10', depois de o recurso do suporte de vídeo confirmar a trajetória do remate de Renata Adamatti que desviara no joelho de Inês Matos e na mão de Fifó. Erika Ferrara fez o 2-1 que lançou Portugal num período de pressão, com três cantos e uma oportunidade para aumentar a vantagem que escapou a Kaká (11').
Aos 14', Itália voltou a pedir recurso ao suporte de vídeo, apenas para confirmar que Ana Catarina Pereira saíra da área para fazer um corte limpo. Seguiu-se um período de domínio português, com três tentativas promissoras de Maria Pereira, a que Itália respondeu, aos 18', com uma bola metida da direita para Renata Adamatti que, antes de ter tempo para rematar, viu Ana Azevedo deslizar-lhe à frente e afastar o perigo. A capitã foi decisiva, mais uma vez, no sucesso coletivo. Antes do intervalo, Ana Catarina Pereira voltou a travar o apetite de Renata Adamatti, num lance que ilustra a pressão transalpina nesse período.

O segundo tempo trouxe mais lucidez e mais golos portugueses, carregados de emoção. Aos 21', Lídia Moreira ganhou a bola a uma adversária, libertou-se e correu mais do que a concorrência para atirar sem hipótese de defesa para o 3-1. Aos 24', Janice Silva fez o 4-1, um lance monumental: tirou a bola a Gaby Vanelli, que ficou no chão enquanto a pivot desenhou um chapéu a Ana Sestari e deslumbrou as bancadas. Aos 28', Helena Nunes avançou para oferecer o 5-1 a Kika, que recebeu na direita e atirou ao ângulo. Itália tentou voltara ao jogo, em 5 para 4, e Renata Adamatti assistiu Sara Boutimah para o 5-2. Por essa altura, havia mais do que uma diferença matemática espelhada no marcador. A Seleção Nacional estava mais sólida, mais dominadora, e definitivamente à prova de sobressaltos.
Aos 32', Berti surgiu solta na esquerda com espaço para rematar com perigo, mas ao lado, e pouco depois Ana Azevedo ficou perto do golo. Portugal queria mais e foi, novamente, a vontade enorme que mora dentro de Lídia Moreira a fazer o 6-2, ao interceptar uma bola na defesa e atirar do meio da rua para as meias-finais, aos 35'.
O sexto golo de Portugal esmoreceu a reação de Itália. As transalpinas insistiram no 5x4, mas sem sucesso, com Portugal a defender de forma compacta. E foi a pressionar alto que a equipa das Quinas fez mais um golo, por Janice Silva, a pressionar Bettioli e a marcar o 7-2.

Ficha de jogo
Campeonato do Mundo Feminino de Futsal
Quartos-de-final
PhilSport Arena (Pasig, Manila, Filipinas)
1º árbitro: Oriana Zambrano (VEN)
2º árbitro: Tayana Moreno (VEN)
3º árbitro: Anelize Schulz (Brasil)
4º árbitro: Maria Cáceres (PAR)
Cronometrista: Valeria Palma (CHI)
PORTUGAL 7-2 ITÁLIA (2-1 ao intervalo)
PORTUGAL (cinco inicial): Ana Catarina Pereira (GR), Inês Matos, Janice Silva, Fifó e Maria Pereira
Jogaram ainda: Maria Odete Rocha (GR), Helena Nunes, Kaká, Débora Lavrador, Kika, Ana Azevedo (C), , Carolina Pedreira, Marta Teixeira e Lídia Moreira
Selecionador nacional: Luís Conceição
Golos: 1-0 Carolina Pedreira (6'), 2-0 Lídia Moreira (6'), 3-1 Lídia Moreira (21'), 4-1 Fifó (24'), 5-1 Kika (28'), 6-2 Lídia Moreira (35'); 7-2, Janice Silva (38')
Disciplina: -
ITÁLIA (cinco inicial): Ana Sestari (GR), Adrieli Berti, Sara Boutimah, Renata Adamatti e Brenda Bettioli
Jogaram ainda: Denise Carturan (GR), Rafaela Dal Maz, Ludovica Coppari, Bruna Borges, Alessia Grieco, Gaby Vanelli, Erika Ferrara e Greta Ghilardi
Selecionador nacional: Francesca Salvatore
Golos: 2-1 Erika Ferrara (10'), 5-2 Sara Boutimah (29')
Disciplina: cartão amarelo para Renata Adamatti (5')
Brasil também nas meias-finais
Esta terça-feira ficou definido o quadro das meias-finais desta edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal: o Brasil eliminou o Japão (6-1) e defrontará Espanha, que na véspera vencera Marrocos, com resultado idêntico. No mesmo dia, a Argentina fora a primeira a qualificar-se, com um triunfo sobre a Colômbia (4-1).
Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal; consulte o MEDIA GUIDE para mais informações:
Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)
* Não está inscrita.
Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**
2 de dezembro
18h00 – Portugal-Itália (PhilSports Arena) 10h00 em Portugal continental
3 de dezembro
16h30 - Treino (ginásio)
**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.