Ana Azevedo: "A nossa identidade é sempre o mais importante para o jogo"

Futsal Fem. - Seleção A

Capitã de Portugal na conferência de imprensa de antevisão da meia-final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, com a Argentina

Portugal defronta, amanhã, a Argentina, nas meias-finais do primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, a decorrer nas Filipinas, com pontapé de saída marcado para as 10h00 de sexta-feira, com transmissão televisiva em direto na RTP 2 e em diferido no Canal 11; pode ainda ser acompanhado online, em FIFA+. Esta quinta-feira, o Selecionador Nacional, Luís Conceição, e a capitã de equipa, Ana Azevedo, marcaram presença no PhilSports Arena, palco do torneio e da conferência de imprensa conjunta, com Nicolas Noriega e Carina Nuñez, selecionador e capitã da Argentina, respetivamente. A camisola sete de Portugal, 39 anos, do GCR Nun'Álvares, tem vindo a afirmar-se como uma das figuras deste torneio histórico, com três golos, duas assistências e sucessivas exibições de classe no caminho vitorioso até esta meia-final em que "a diferença pode ser [feita] pela mentalidade".

"A forma como entras no jogo, como a equipa está, ao longo dos 40 minutos, é muito importante, declarou Ana Azevedo que, tal como Luís Conceição, fez questão de abordar a importância desta aposta da FIFA na edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal que trouxe o coletivo nacional até às Filipinas: "Parabéns à Argentina e a nós por estarmos nas meias-finais; dar os parabéns pela organização deste primeiro Mundial. Para nós, jogadoras, é muito importante. Acima de tudo, quem vai sair a ganhar é o futsal feminino mundial".

Quanto ao encontro de amanhã, "estamos a preparar-nos bem para podermos, amanhã, conseguir impor o nosso jogo e sabemos perfeitamente aquilo que temos para fazer", assegurou: "Precisamos, acima de tudo, de concentração e de sermos nós mesmas". "Olhamos para a Argentina com muito respeito", sublinhou, consciente da ambição comum que se joga neste desafio histórico: "Temos de ter muito respeito pela Argentina, é uma equipa forte, que vai jogar as suas armas todas, amanhã, porque é uma meia-final e vão querer estar na final, como é lógico. Acima de tudo, tentamos pensar mais em nós, a nossa identidade é sempre o mais importante para o jogo. Respeitamos, mas olhamos muito para Portugal."

Argentina-Portugal e Espanha-Brasil definem, na sexta-feira, os finalistas da primeira edição do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal.

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal; consulte o  MEDIA GUIDE para mais informações:

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

Não está inscrita.

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**

4 de dezembro

14h45 – Conferência de imprensa (PhilSports Arena)
18h00 – Treino (Ninoy Aquino Stadium)

5 de dezembro
18h00 – Argentina-Portugal 10h00 no fuso horário de Lisboa
 

**Sujeito a alterações. Restante programa a divulgar, oportunamente, no site da Federação Portuguesa de Futebol.
***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.


;

Notícias