Ana Catarina Pereira: “Parabéns a todas as que estiveram nesta luta”

Futsal Fem. - Seleção A

Guarda-redes da Seleção Nacional A na conferência de imprensa de antevisão da final do Mundial de futsal feminino

Portugal e Brasil disputam, este domingo, 7 de dezembro, a final do primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal - a partir das 11h30 (fuso horário de Lisboa), com transmissão em direto na RTP 1, em diferido no Canal 11, e disponível online, em FIFA+. Na conferência de imprensa de antevisão desta partida, a FIFA juntou no PhilSports Arena, em Pasig (Manila), selecionadores - Luís Conceição e Wilson Sabóia, respetivamente – e protagonistas, duas referências da modalidade a nível mundial, a guarda-redes Ana Catarina Pereira, do SL Benfica, e Taty, que há 15 anos disputaram o primeiro encontro entre estas seleções, no 1º Torneio Mundial de Seleções.

A final da edição inaugural do Mundial de Futsal Feminino organizado pela FIFA coincide com a data desse 2-2, "em Alcobendas" (Espanha), ponto de partida para analisar o que percurso da modalidade, desde então. "Muita coisa mudou", afirmou, e destacou o "crescimento do futsal feminino". "É isso que aqui representamos e festejamos. O que mudou foi que temos, finalmente, um Mundial de futsal feminino, esse é um dos aspetos mais importantes a assinalar. Se olhar para a nossa equipa, sobro eu e a Ana Azevedo, desse tempo; do Brasil, sobram a Taty e a Lucileia. Há que dar os parabéns a todas as que estiveram envolvidas nesta luta".

Ana Catarina Pereira é a finalista com mais minutos disputados neste primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal - 146 - que a Seleção Nacional A tem vivido em intensidade máxima, fiel à determinação de dar tudo em campo. "Encarámos sempre todos os jogos como sendo extremamente difíceis, extremamente exigentes, e isso fez com que, até agora, não deixássemos absolutamente nada por fazer. Continuo com essa mesma sensação, estou extremamente orgulhosa das minhas colegas e de tudo o que temos feito, até aqui", declarou, decida a levar essa sensação até ao fim: "Obviamente que, amanhã, queremos não deixar nada por fazer. Das piores sensações que um atleta pode ter é sair de um jogo ou de uma grande competição e sentir que podia ter feito diferente naquele lance, que podia ter dado mais. Mas, não tenho mesmo nada a apontar às minhas colegas, temos muito consistentes no que temos feito, ao longo deste Campeonato do Mundo e estou extremamente orgulhosa de todas elas".

A pressão de discutir um título mundial é bem-vinda, assegurou Ana Catarina Pereira. "A pressão maior seria não estar aqui. Isso seria uma pressão gigante", contrapôs, ao imaginar o exercício de lidar com "o que teria feito ou o que teria acontecido para não estar aqui": "Claro que, por ser uma final, toda a gente pode estar ansiosa, é normal, é um Campeonato do Mundo". "Conversar entre todas, mesmo com os treinadores, falar sobre o jogo, tentar prepará-lo da melhor forma para entrarmos em campo e lidarmos com tudo o que possamos sentir no momento" é a fórmula para diluir a ansiedade, na contagem decrescente para a final sonhada há tanto tempo, que se anuncia com casa cheia: "É como gosto de jogar, com pavilhões cheios. Não gosto mesmo nada de jogar com pavilhão vazio. Ainda para mais, [é] uma final do Campeonato do Mundo, o pavilhão só tem é de estar cheio, porque o público também faz parte da festa do futsal. Acredito que vai ter enorme adesão, não só no público, mas nas televisões portuguesas e brasileiras, no FIFA+. Espero que sim, porque fazem parte desta festa que tem sido tão bonita, até aqui, e acredito que, amanhã, possa ser um dia ainda maior para o futsal feminino, com o pavilhão cheio e um bom jogo".

Recorde as 15 convocadas por Luís Conceição para o primeiro Campeonato do Mundo Feminino de Futsal; consulte o  MEDIA GUIDE para mais informações:

Guarda-redes: Alexandra Melo* (SL Benfica), Ana Catarina Pereira (SL Benfica) e Maria Odete Rocha (GCR Nun'Álvares)
Fixo: Inês Matos (SL Benfica)
Fixo / Ala: Ana Azevedo (GCR Nun'Álvares), Ana Catarina Ribeiro "Kika" (Leões Porto Salvo) e Ana Sofia Gonçalves "Fifó" (SL Benfica)
Ala: Carolina Pedreira (Poio Pescamar), Helena Nunes (Futsi Atlético Navalcarnero), Catarina Silva "Kaká" (GCR Nun'Álvares), Maria Pereira (SL Benfica) e Marta Teixeira (GCR Nun’Álvares)
Pivot: Débora Lavrador (Poio Pescamar), Janice Silva (SL Benfica), Lídia Moreira (GCR Nun'Álvares)

Não está inscrita.

Programa da Seleção Nacional Feminina de Futsal**

6 de dezembro

16h15 – Treino (PhilSports Arena)
17h30 – Conferência de imprensa (PhilSports Arena)

7 de dezembro
19h30 – Portugal-Brasil (11h30 no fuso horário de Lisboa)


***Hora local; mais oito horas do que em Portugal continental.


;

Notícias